Talvez você não saiba o que são os Rich Snippets, mas com certeza você já utilizou essa funcionalidade quando fez alguma pesquisa em um mecanismo de busca na internet. Contudo, seu uso não favorece apenas os usuários: muitas empresas já perceberam que ter um site bem posicionado já não garante que a sua página será a mais clicada.

Para alcançar as primeiras posições do Google, preferencialmente a posição zero, usar essa técnica pode garantir mais destaque perante os concorrentes. Hoje vamos falar sobre os Rich Snippets e as suas vantagens para você começar a usar essa ferramenta agora mesmo. Confira!

O que são os Rich Snippets?

Primeiro, o Google criou os Snippets, que a partir dos resultados da busca de uma palavra-chave, mostram o resumo daquela página para ajudar o usuário a escolher qual link vai acessar. Os Rich Snippets, “fragmentos ricos” em tradução livre, surgiram para melhorar a experiência das pessoas, fornecendo informações ainda mais específicas sobre aquele conteúdo.

Essas informações são geradas por meio da inserção delas no código HTML, que passam a classificar e organizar todo o conteúdo do site. Assim, quando o robô do Google escanear a página, ele vai decidir se aquelas informações são relevantes ou não para serem incluídas no resultado das pesquisas.

Como eles funcionam?

Todos os tipos de negócio podem se beneficiar com os Rich Snippets. Existem modelos para a divulgação de restaurantes, músicas, autores, receitas, vídeos, produtos, eventos, entre outros. Para cada categoria são exibidas as informações mais importantes.

Por exemplo, em restaurantes são exibidas a nota das avaliações de clientes, a classificação com estrelas e a faixa de preço. Já para Eventos, são disponibilizadas as informações de data, local, horário e endereço para a compra dos ingressos. Esse conteúdo fica localizado no lado direito da tela ou logo abaixo do título de cada link.

Dessa forma, o usuário tem rápido acesso à informação, auxiliando a tomada de decisão sobre qual site acessar. Assim, os conteúdos mais relevantes para aquela palavra-chave são posicionados com maior destaque na página de busca.

Quais são as vantagens?

Se você ainda não se convenceu de que usar os Rich Snippets pode gerar bons resultados, vamos mostrar 3 vantagens. São elas:

1. Aumenta o número de visitas no site

O uso dessa ferramenta aumenta a CTR (Click-Through Rate) da página, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de vezes em que ela é exibida. Esse crescimento gera mais visibilidade e atrai os usuários para o seu site.

2. Gera maior credibilidade para o seu negócio

O uso dos Rich Snippets permite mostrar as avaliações e notas de usuários, gerando mais credibilidade para o seu site. Dessa forma, as páginas da internet que mostram esse recurso passam uma imagem mais confiável do que as outras.

3. É uma ferramenta gratuita

O Google viabiliza um site chamado Structured Data Testing Tool, em que é possível fazer o teste de como a sua página da Web será exibida após uma pesquisa de palavras-chave. Ela é gratuita e permite corrigir qualquer problema de SEO para que o seu conteúdo melhore nos resultados de buscas.

Os Rich Snippets geram um maior engajamento do usuário com o seu site, aumentando o seu número de visitas. Estamos em um momento em que aparecer na primeira página do Google já não é suficiente, por isso, o uso dos Rich Snippets para alcançar a posição zero é um diferencial com relação aos concorrentes.

Você já segue a Agência Turbo nas redes sociais? No nosso Facebook e no Youtube tem sempre conteúdo novo. Acompanhe a gente e não perca nenhuma novidade!