Quem tem uma empresa, se preocupa muito com a gestão de custos das suas operações. Diminuir os gastos (sem prejudicar o faturamento) é uma tarefa que exige muita dedicação e experiência, mas cujos resultados são significativos.

Uma boa maneira de controlar os gastos no setor de marketing é contratar uma agência terceirizada para comandar boa parte das suas estratégias e campanhas. Como as agências trabalham no mercado há anos, conseguem oferecer serviços da melhor qualidade a um custo mais baixo do que você teria se contratasse uma equipe completa de marketing para sua empresa.

Se você se interessou pela possibilidade de gerenciar melhor seus recursos, nós podemos ajudar. Confira abaixo uma lista com 4 excelentes passos para controlar melhor seus gastos de marketing!

1. Invista em marketing digital para facilitar sua gestão de custos

A lógica diz que uma boa gestão de custos acontece quando há uma boa captação de dados e informações sobre o seu orçamento de marketing. Ou seja: quando você tem informações que dizem para onde seu dinheiro foi, fica mais fácil gerenciá-lo.

Nisso, o marketing digital se destaca.

Essa modalidade de marketing tem como uma das suas principais características a capacidade de ser mensurável. A alguns cliques de distância, é possível guardar e acessar uma quantidade considerável de dados sobre o público-alvo de sua marca, tornando mais fácil o planejamento e a execução das estratégias de comunicação.

E por falar nisso, vamos seguir para o nosso próximo passo!

2. Acompanhe as métricas para fazer uma boa gestão de custos

O marketing digital disponibiliza dezenas e dezenas de métricas para cada ação que sua empresa faça. Portanto, seria um enorme desperdício não utilizar esses dados a seu favor.

Um bom gestor acompanha de perto essas métricas, já que elas podem ajudar a poupar muito dinheiro sem perder desempenho no processo.

Algumas das métricas mais importantes para acompanhar são:

  • ROI;
  • CPC;
  • CPA;
  • LTV.

3. Terceirize algumas das tarefas da sua estratégia de marketing

Nem toda tarefa de marketing precisa ser feita pela equipe contratada pela sua empresa. Em muitos casos, especialmente com trabalhos específicos, pode ser mais vantajoso terceirizar.

Nós já falamos sobre contratar uma agência para ajudar na gestão de custos, mas, agora, podemos dar um exemplo prático. Nem todo profissional de marketing tem experiência na gestão de links patrocinados, por exemplo. É necessário alguém especializado nesse serviço para tirar o melhor possível do poder das redes.

Nesse caso, é mais vantajoso optar por uma agência com especialidade no assunto do que contratar um colaborador apenas para fazer esse trabalho.

4. Desenvolva ações segmentadas para aumentar a conversão

Uma das vantagens de optar pelo marketing digital é a capacidade de realizar ações segmentadas, cujo poder de conversão é maior.

Em vez de gastar mais para se comunicar com uma gama variada de pessoas (afinal, apenas uma pequena porcentagem corresponde a sua persona e poderá ser convertida em clientes), é melhor para sua gestão de custos se comunicar com uma quantidade mais segmentada.

Assim, você gasta menos na ação e a sua taxa de conversão é maior, melhorando o seu ROI.

5. Invista na fidelização e manutenção dos seus clientes atuais

Philip Kotler, um dos maiores consultores de marketing do mundo, tem uma famosa frase sobre a gestão de custos com clientes em uma empresa.

Ele diz que conquistar um novo cliente custa, em média, 5 vezes mais do que manter um antigo. Em outras palavras, pode ser muito caro não se preocupar com o atendimento pós-venda dos seus clientes.

Invista nisso e você verá seus custos diminuírem (enquanto seu faturamento permanece igual ou maior!).

Fazer um bom trabalho de gestão de custos no marketing envolve muita experiência e dedicação com o patrimônio da sua empresa. Nesse artigo, deu para ver que uma agência terceirizada pode ser peça vital no cuidado com as suas finanças, não é mesmo?

Se você ficou interessado em contar com uma agência profissional para auxiliar nas suas campanhas de marketing, entre em contato com a gente para saber o que podemos fazer por você!