Uma das principais preocupações de um gestor deve ser a imagem da empresa em que ele trabalha. Afinal, uma reputação positiva é essencial para o crescimento da companhia.

Se a marca da empresa se transforma em algo negativo, alvo de repúdio do público, então, as vendas cairão e a companhia rumará em direção à falência. Por isso, é importante ter o cuidado frequente para conduzir a imagem do negócio em uma direção positiva.

Mas como fazer isso? Como saber quais são os fatores que mais influenciam na construção da imagem da sua empresa? As respostas para essas perguntas estão neste texto. Continue lendo para descobri-las!

1. Planejamento para contenção de crises na imagem da empresa

As coisas nem sempre vão bem para o setor de comunicação de uma empresa. Às vezes, uma campanha pega mal; em outras, acontece um problema nos produtos que vendemos. Seja como for, crises de imagem acontecem com todos.

O importante é não deixar que essa crise se prolongue e prejudique mais a empresa. Para isso, é importante ter uma equipe de contenção de danos à disposição para agir de forma rápida e certeira nessas situações.

Essa equipe deve atuar nas redes sociais e em comunicados com a imprensa para mostrar ao público soluções para corrigir o problema.

2. Qualidade no atendimento ao cliente em todos os momentos

Contenção de crises é uma medida interessante para atuar em momentos isolados. No entanto, o trabalho de construção da imagem da empresa deve acontecer todos os dias, em todos os momentos.

Um dos fatores que mais impactam nesse trabalho é a relação da empresa com o cliente. Essa interação é determinada pela qualidade do atendimento oferecido pela companhia.

Isso significa responder comentários em redes sociais com educação e respeito, ouvir críticas e sugestões por canais oficiais e oferecer um excelente pós-venda.

3. Bom posicionamento em mídia especializada e respeitada

Muitas vezes, a construção de imagem de uma empresa acontece por associação com outras marcas respeitadas e que contam com os valores que queremos transmitir ao público.

Por isso, é importante posicionar sua organização ao lado de mídias que sejam especializadas no nicho em que sua companhia atua e respeitadas pelo público consumidor.

Assim, é possível trazer um pouco do prestígio dessa mídia (pode ser um jornal, portal de entretenimento ou mesmo um influenciador) para a construção da imagem da empresa.

4. Desenvolvimento de ações sociais, ambientais e culturais

Você sabia que cerca de 64% dos consumidores consideram que o principal fator para construir um relacionamento com uma marca é o “valor compartilhado” com ela? Ou seja: se a empresa pensa as mesmas coisas que o público.

Por isso, é importante associar a imagem da sua organização a ações de cunho social, ambiental e cultural, para comunicar ao público que sua marca compartilha dos mesmos valores que ele considera tão importantes.

Uma das maneiras mais simples de fazê-lo é participando de eventos na região onde sua empresa atua, mas também é possível fazer ações por iniciativa própria e compartilhá-las com o público.

5. Transparência e consistência nos produtos e serviços

Um dos fatores mais importantes na construção da imagem da empresa é a transparência oferecida ao consumidor em relação aos seus produtos ou serviços.

De fato, essa transparência é tão importante que se traduz em lealdade por parte do cliente. 94% dos consumidores dizem que é mais provável que eles sejam leais a uma marca que oferece transparência em suas ações.

O mesmo acontece com a consistência na qualidade dos produtos, serviços e do atendimento oferecido ao cliente. Quanto mais estável for a experiência do consumidor com a sua empresa, mais confiável ela será e mais fácil se formará um vínculo emocional.

Como deu para ver, o trabalho de construção da imagem da empresa é permanente e contínuo. Trata-se de uma tarefa que deve estar sempre na mente dos gestores da marca.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a construção da imagem da sua empresa, então, confira nosso artigo sobre redesign de marca e saiba qual o melhor momento para fazê-lo!