Você já parou para se perguntar por que suas campanhas publicitárias não dão o resultado desejado? Você investe seu dinheiro em ações de marketing, mas o desempenho não é satisfatório e você acaba perdendo dinheiro.

Se isso acontece com você, talvez você não tenha os parceiros certos ao seu lado. Sem o acompanhamento de profissionais especializados no assunto, fica muito difícil evitar os tipos de erros que causam prejuízo para empresas.

Nós listamos abaixo os 5 erros mais comuns cometidos em campanhas publicitárias e como corrigi-los. Siga a leitura para evitar cometer esses erros no futuro!

1. Não definir o alvo das suas campanhas publicitárias

Talvez o erro mais comum em campanhas publicitárias atualmente seja esse: não definir exatamente quem é o alvo da ação realizada.

Isso acontece o tempo todo: empresas, especialmente as de pequeno porte que não contam com a consultoria de profissionais, realizam campanhas sem saber exatamente quem procuram como clientes. O resultado? Dinheiro desperdiçado e baixa taxa de conversão.

Esse erro deve ser evitado logo no começo do planejamento da campanha. A primeira coisa a definir é “quem”, o alvo da campanha. A segunda? Veremos a seguir!

2. Escolher o canal de comunicação errado para a ação 

Além do “quem”, outro aspecto importante em uma campanha publicitária é o “onde”. E muitas empresas ignoram esse detalhe, cometendo grandes erros de marketing.

Vamos ver um exemplo simples em redes sociais. Segundo dados recentes, a maior parte do público do Instagram é jovem, com até 24 anos. Em compensação, mais de 55% dos adultos com mais de 50 anos estão no Facebook e YouTube.

Ou seja: se sua empresa busca um público jovem, deve estar no Instagram. Já para um público mais adulto, é interessante anunciar no Facebook e YouTube.

Escolher o canal de comunicação errado condenará sua campanha e desperdiçará o seu tempo e dinheiro.

3. Não ter organização e controle na gestão de custos

Não existe campanha de marketing que seja bem-sucedida quando não há um bom controle na gestão de custos do setor.

Sem definir exatamente qual o orçamento para cada uma das campanhas publicitárias da empresa, nem planejar para onde cada centavo irá, fica difícil avaliar o sucesso da ação e saber onde melhorar para obter um resultado otimizado no futuro.

Novamente, esse erro começa a ser corrigido na fase de planejamento. A responsabilidade aqui é do gestor, que deve olhar as finanças da empresa e definir o montante disponível para o orçamento de marketing.

4. Não considerar os aspectos culturais do público-alvo

A Citrus reticulata é uma fruta muito curiosa. Em cada parte do Brasil, ela tem um nome: tangerina é o mais comum, mas também é chamada de mexerica, laranja-cravo, bergamota, mimosa, clementina, poncã, mandarina.

Uma simples fruta pode ter tantos nomes diferentes dependendo da região do Brasil onde estamos. Será que o comportamento dos consumidores muda também?

Para empresas que planejam atuar em níveis regionais específicos ou mesmo em âmbito nacional, essa é uma pergunta que vale ouro. Literalmente: não saber respondê-la significa errar em campanhas publicitárias e desperdiçar dinheiro.

Por isso, faça uma pesquisa completa antes de elaborar uma campanha de marketing para a sua empresa. Se o material será divulgado em alguma região específica, entenda como o povo dali se comunica e fale na mesma linguagem.

5. Falhar no planejamento estratégico da campanha

Todos os cenários que listamos até aqui podem ser resumidos em um grande erro, que é cometido vez após vez no mercado: falhar no planejamento das campanhas publicitárias.

A maneira mais fácil de corrigir esse problema e prevenir outros é contar com a consultoria de uma equipe profissional de marketing, com anos de experiência no mercado e que conheça todos os detalhes sobre como fazer uma campanha publicitária bem-sucedida.

Quando há um planejamento profissional envolvido, suas campanhas publicitárias não terão erros e você sentirá o resultado no bolso, com maior faturamento e crescimento para a sua empresa.

Agora que já vimos exemplos de erros em campanhas publicitárias, que tal fazer o oposto? Então, clique aqui e conheça 4 excelentes campanhas que uniram o online e o offline com sucesso!