Acompanhar as tendências de marketing é essencial para manter a estratégia de comunicação da sua empresa sempre atualizada e seguindo o pensamento mais moderno do mercado. Porém, isso pode ser difícil quando não se conhece o significado dos termos de marketing mais utilizados no dia a dia.

Ninguém precisa ir a reuniões de marketing com um dicionário na mão, claro, mas conhecer os termos mais significativos é essencial para entender como as estratégias de comunicação funcionam e saber como explorá-las ao máximo.

Por isso, selecionamos os 21 termos de marketing mais importantes em 2018 e contamos para você o que cada um deles significa. Aproveite e guarde este artigo nos seus favoritos para consultá-lo sempre que necessário.

Pronto para aprender? Então, siga a leitura!

1. Lead

O lead é toda pessoa que informa dados, como e-mail, nome e telefone, e permite que sua empresa entre em contato. Uma campanha de marketing bem-executada conseguirá leads qualificados e com potencial de se converterem em clientes.

2. B2B

Mais utilizado no mundo dos negócios entre os termos de marketing, o business-to-business revela o tipo de transação que a empresa realiza. A tradução seria “de negócio para negócio”, quando uma empresa tem como clientes outras empresas.

3. B2C

Já o B2C vem do inglês business-to-consumer e significa “do negócio para clientes”. Nesse caso, as vendas são realizadas diretamente para o cliente final, sendo uma pessoa física.

4. B2G

Do inglês business-to-government, o termo se refere àquelas empresas que vendem diretamente para o governo. Nesse caso, é preciso adaptar-se para atender às regulamentações e participar de pregões e licitações.

5. ROI

O ROI, ou “retorno sobre investimento”, é o cálculo que indica qual foi o ganho ou prejuízo da sua empresa a partir do investimento feito. Quanto maior for o ROI, melhor será o desempenho da sua estratégia.

6. KPI

Utilizado no monitoramento de campanhas digitais, KPI é uma sigla em inglês para key performance indicator, ou “indicadores-chave de performance”, em português.

Utilizar KPIs significa que você escolherá as métricas adequadas para a sua campanha. Se seu objetivo é gerar mais leads, um dos KPIs que você acompanhará será o desempenho das páginas de captura.

7. Inbound marketing

Uma das técnicas de tráfego orgânico mais consistente e com melhor resultado é uma estratégia online para:

  • atrair visitantes para o seu site;
  • educá-los com informações relevantes;
  • fechar vendas;
  • fidelizar e encantar o cliente.

Apesar de o retorno ser a longo prazo, empresas que apostam no inbound geram 50% mais vendas, gastando até 33% menos em verba.

8. Inbound sales

Alinhado com o inbound marketing, é o upgrade da área de vendas — uma técnica menos agressiva. Os vendedores agem como consultores dos clientes, entendem o problema e oferecem o produto de forma suave. No inbound sales, o consultor vendedor pode até não conseguir vender, mas, mesmo assim, conquista o cliente.

9. Remarketing

Estratégia de anúncios online, o remarketing é oferecido pelo Google e Facebook. Sempre que um usuário visitar seu site, ele verá anúncios dos seus produtos em outros domínios que autorizam esse tipo de divulgação.

10. SEO

Otimização para mecanismos de busca, o SEO reúne várias técnicas, como a escolha de palavras-chave, conteúdo relevante e tempo de carregamento do site — que servem para rankear suas páginas. O objetivo é aparecer nos primeiros resultados de pesquisa de buscadores, como o Google.

11. User experience

Também conhecido como UX — ou “experiência do usuário” —, está ligado ao design offline e online. Não se limita apenas à usabilidade ou adaptação para dispositivos móveis, mas a todo sentimento que a interação pode gerar. O objetivo é criar uma relação positiva da marca para o seu prospect.

12. Landing page

São as páginas que servem para capturar o e-mail e outros dados relevantes do seu lead. Normalmente é oferecido em troca de algum material rico que agrega valor à persona, como e-books ou uma aula exclusiva.

13. Funil de vendas

O funil de vendas é como um caminho que um consumidor segue até se tornar um cliente da sua empresa.

Existem três etapas: topo, meio e fundo. Para cada fase, um tipo de conteúdo diferente deve ser produzido para avançar o visitante no caminho até ele se tornar um cliente.

14. Persona

Uma persona é uma representação semi-fictícia que descreve quem é o cliente ideal para uma determinada campanha de marketing.

Esse perfil é feito por meio de pesquisas de mercado e entre os clientes atuais da empresa, para traçar as características em comum e guiar toda a estratégia de marketing da companhia.

15. CMO

A sigla CMO vem do cargo em inglês chief marketing officer. No Brasil, esse cargo equivale ao diretor de marketing da empresa.

Esse profissional é o principal responsável pelas ações de marketing de uma empresa, sentando no topo da hierarquia desse setor.

Sua função é coordenar todas as operações de marketing da empresa, gerenciar as diferentes equipes do setor, estabelecer orçamentos, como as verbas serão utilizadas e muito mais. Basicamente, ele dita o rumo que o marketing da empresa seguirá.

16. CRM

CRM é uma sigla que vem do termo customer relationship manager, que, em português, significa “gestão de relacionamento com o cliente”.

Basicamente, o CRM é um sistema que permite gerenciar o relacionamento da empresa com os clientes desde as ações de marketing até o atendimento pós-venda.

O CRM deve concentrar informações como histórico de atendimento, canais de contato, compras do cliente, seus dados de identificação e tudo mais que a empresa tiver, para facilitar interações com os consumidores.

17. Testes A/B

Testes A/B são ferramentas poderosas para avaliar diferentes configurações nas estratégias de uma empresa e ver qual é mais eficiente.

Por exemplo, dá para testar se uma landing page com um botão de conversão azul ou vermelho gera melhor resultado.

Para isso, basta fazer um teste, em que metade dos visitantes vê uma opção e a outra metade vê a segunda alternativa. Aquela que converter mais é a mais eficiente e, portanto, a que deve ser adotada pela empresa.

18. Link building

A estratégia de colocar links em um texto para outros artigos sobre o mesmo tema recebe o nome de link building.

Essa iniciativa é importante para ajudar o Google a mapear melhor o seu blog e indicar seu conteúdo para usuários na Internet.

O link building pode ser feito internamente (com links que levam a artigos dentro do próprio blog), ou externamente, quando sites de terceiros linkam para o seu conteúdo. Quando é feito em outro site, o link ainda contribui para aumentar a autoridade do seu blog perante o Google.

19. Métricas

As métricas são unidades que medem o desempenho de ações de marketing digital. Elas podem acompanhar praticamente qualquer elemento da sua campanha.

Algumas das mais populares incluem, por exemplo, visitantes de um site, visualizações em um vídeo, seguidores em redes sociais ou curtidas em um post. Além dessas mais básicas, existem outras bem especializadas, como ROI, CPC, CPM e muito mais.

20. Links patrocinados

Links patrocinados são um modelo de anúncio que existe nos maiores sites de busca na Internet, como o Google.

Esses sites de pesquisa reservam as primeiras posições nos seus resultados para sites e páginas que paguem para anunciar o seu conteúdo ali.

Normalmente, esse espaço é tomado por empresas que desejam chegar mais rapidamente aos consumidores que estão na Internet.

21. CTA

Do inglês call-to-action, o CTA é uma “chamada para a ação”. Eles fazem com que o seu cliente clique em um link ou realizem outra ação. Precisam ser claros, atrativos e despertar o interesse do seu público.

Gostou deste texto com significados de termos de marketing para você melhorar suas estratégias e aprender mais? Então, confira outro conteúdo, com as 4 tendências de marketing que você não pode ficar sem usar em 2018!